01 novembro 2009

Dia de todos os Santos


No Brasil, assim como em toda a América Latina, o Dia de Todos os Santos não é considerado feriado nacional. Muitas pessoas, porém, vão à Igreja assistir a missas especiais em celebração aos santos. Outras ainda procuram ir aos cemitérios para limpar as sepulturas, levando flores, e deixando-as prontas para o dia seguinte, 2 de novembro, quando é celebrado o Dia de Finados. Os mexicanos celebram a data dessa mesma maneira, a diferença porém, é que os mexicanos chamam a data de Dia dos Santos Inocentes.

Fonte:
http://pessoas.hsw.uol.com.br/dia-de-todos-os-santos.htm
­

3 comentários:

Carlos Albuquerque disse...

Olá, Heli
Em Portugal o dia de Todos-os-Santos (feriado nacional) é também o Dia do "pão-por-deus". Nesse dia as crianças, de saqueta na mão, vão batendo de porta em porta pedindo um "pão-por-deus". Então, damos uma guloseima ou outra coisa qualquer. Esta tradição remonta ao terramoto de 1795, que destruiu Lisboa. Nesse tempo os que ficaram sem nada pediam aos que nada perderam, um "pão, por Deus!" Uma ajuda!
Infelizmente hoje a tradição está sendo substituída por uma americanice: o Dia das Bruxas (Halloween - gostosura ou diabrura, e não "pão-por-deus"), para satisfação dos comerciantes que vendem artigos alusivos! Nada tenho contra tradições e culturas de outros povos, pelo contrário, entendo que quando elas nos chegam só nos enriquecem. Mas já não aceito que elas venham canibalizar as nossas!
Em Portugal 2 de Novembro é, também, o Dia de Finados.
BJS e um abraço, Heli

heli disse...

Carlos.
Essa tradição do "pão por Deus" eu não conhecia.
Aqui temos o dia das bruxas com diferentes versões.Morei numa cidade do interior de Santa Catarina onde o dia da bruxas é comemorado de forma a envolver as famílias, com a distribuição de doces e guloseimas para os que se vestem de "bruxas".
Não sei de onde veio essa tradição, mas a maioria dos que a praticam são os descendentes de alamães que moram na região.
Dia das Bruxas (Halloween) também é comemorado por aqui, de forma insignificante.
beijos

ney disse...

Como a maioria dos brasileiros, fui criado nesses preceitos católicos, e como aluno do Colégio Salesiano, tive que seguir alguns ensinamentos. Mas tirei o melhor de tudo, nunca me foram impostas idéias radicais, era o colégio mais voltado para a educação, seguindo apenas uma tradição religiosa. Acabou o Brasil se entendendo nessa mistura de religiões, festas, tradições, e desde que haja amor e respeito, haverá paz. ney/