07 novembro 2009

CHEGANDO JUNTO (clique aqui)

Comentando aqui, em novo post, o comentário da heli na Postagem anterior (COINCIDÊNCIA ?). Já que se falou em "magia", resolvi alongar um pouco mais o assunto.

Pois é, ainda ontem falávamos dos professores motivarem os alunos, como você disse no seu post sobre sua aula. Então lembrei de um professor de Descritiva que no quadro tentava nos mostrar o "o ponto de fuga". Nas suas projeções usava o quadro todo, ia pela parede, andava pela sala, ficava motivado a nos mostrar a realidade tridimensional (e conseguia). O de Física mostrava em detalhes todas as forças atuando num corpo, parado e em movimento (estática, cinemática e dinâmica), não sem antes ter feito uma revisão de matemática. O de Geometria levava poliedros, volumes que nos permitiam ter a visão espacial. O de Sociologia, já na faculdade de Economia, nos fazia entender que nos futuros passeios não íamos olhar somente a paisagem, mas toda a realidade econômica e social a sua volta. Essa visão maior, global, mágica, será sempre melhor, a própria retina humana é considerada uma superfície tridimensional.
Quanto mais vemos mais evoluimos, vibramos, abre-se um horizonte que já está a nossa frente, apenas não conseguíamos vê-lo.
Nelson Mandela: " Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes. Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta. Nos perguntamos: "Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?" Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?...Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você. E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo".

Essa visão maior nos permitirá entender, inclusive, que somos humanos e limitados, e precisamos nos entender e chegar juntos: VEJA O VÍDEO CLICANDO NO TÍTULO ACIMA.

4 comentários:

heli disse...

Ney.
A Mensagem do vídeo é maravilhosa e nos mostra o quanto é importante chegar juntos no amor, no carinho, na amizade,com tudo aquilo que temos ao nosso redor.
Um pontinho apenas!!Somos apenas um pontinho nesse universo mágico.
Não temos para onde migrar, temos que cuidar desse minúsculo pontinho azul...

Aprender e ensinar sobre esse "vasto" e "pequeno" mundo é um desafio.
Seus professores foram brilhantes, ensinaram fórmulas, saberes e princípios.Todos importantes, mas o que mais chama a atenção foi a aprendizagem adquirida nas aulas de Sociologia:O Professor... "nos fazia entender que nos futuros passeios não íamos olhar somente a paisagem, mas toda a realidade econômica e social a sua volta. Essa visão maior, global, mágica, será sempre melhor, a própria retina humana é considerada uma superfície tridimensional".
Obrigada pela postagem, nos mostrando a magia da natureza.
bjs

ney disse...

Somos eternos aprendizes, é tão bom que estejamos abertos a isso, buscando verdades, os eus mais profundos. E nos bons relacionamentos, com tudo e todos a nossa volta, vamos buscando o que de melhor existe neles. bjs/ney.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Meu caro amigo Ney,

Realmente maravilhada com o seu poder de redacção.
Se já tinha admiração por si...ela agora subiu imenso.

Tanta verdade aqui dita, li fascinada e só posso dizer que concordo em todos os pontos consigo.
É urgente expandir horizontes, o conhecimento só engradece o ser humano.
Depois como diz, e muito bem "E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo".

Parabéns
Abraço

ney disse...

Obrigado, Fernanda, fico muito feliz com suas palavras amigas e carinhosas, a admiração é recíproca, seu blog é muito lindo e interessante, cheio de vida e amor. Abraço, ney.