23 novembro 2009

UMA VALSA, UMA IMENSA ESFINGE, UM MOMENTO DE LAZER? Veja e sinta do seu jeito


Clique sobre a imagem para ampliá-la (foto ney).
O Parque da Cidade, em Niterói, tem mesmo uma vista privilegiada. Dele podemos ver todo o Rio e suas montanhas, o centro da cidade, Aterro do Flamengo, Botafogo, Copacabana, a Baía da Guanabara, a ponte Rio/Niterói, a Ilha de Paquetá, a Serra dos Órgãos em Teresópolis (Dedo de Deus). Podemos inclusive ver Niterói, tanto do lado da Baía da Guanabara como a região oceânica, e a entrada da barra por onde chegaram os primeiros navegantes, o oceano a perder de vista.
É gostoso ficar aqui apreciando o vôo livre, muitos ficam a namorar, conversar, olhando a paisagem, existe estacionamento, bar e uma boa estrutura. A subida é toda asfaltado e passando pela floresta, há quem suba a pé e de bicicleta, apesar de ser bem íngreme.
Podemos fazer uma viagem histórica no tempo (século XVI), imaginando os indios e a chegada dos primeiros navegantes, os relatos de Jean de Léry sobre a chegada de Villegagnon; os de Hans Staden que esteve prisioneiro dos indios, desde São Vicente até o Rio. A expulsão dos franceses e seus aliados indios tamoios, pelos portugueses contando com a ajuda do indio Araribóia e sua gente, essa Baía foi palco de violentos combates.
Num contexto místico e de ciência, imaginar que essas montanhas formam o que seria a maior esfinge do mundo... http://www.sete.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=101%3Alocais-sagrados-da-teosofia-brasileira&catid=37%3Aportal&Itemid=30 e http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/cadernos/jb_ecologico/2005/03/04/jorjbe20050304035.html Ou ouvir a VALSA DE UMA CIDADE - Ismael Netto e Antonio Maria, na voz de Rita Lee.
http://www.youtube.com/watch?v=SywaUIYiE9Q

2 comentários:

MariaNJardim disse...

das mais belas fotos que já vi

ney disse...

Maria,
Agradecemos sua presença, seu comentário, fico feliz que tenha gostado da imagem, estaremos nos acompanhando na blogosfera. Abraço/ney.