08 novembro 2009

FINAIS DE TARDE





Clique nas imagens para ampliá-las (fotos ney) - hoje.
E continuo eu pedalando e clicando nesses finais de tarde. Eu gostava de dizer pôr-do-sol, mas fizeram essa nova reforma e já deixaram as tantas exceções de sempre, então já fiquei em dúvidas com esses hífens e circunflexos. No meu tempo de criança chamávamos tardinha, era a hora do jogo de bola da turma da esquina, passava um carro ou outro, e todas as ruas podiam ser campos de futebol, além dos inúmeros terrenos baldios.
O pedalar a bicicleta agora virou "mobilicidade urbana", as tais bicicletas de aluguel, e criou-se mais uma burocracia, e quase que se dá um nó na língua para falar essa palavra. Logo vão dar um jeito de cobrar estacionamento, pedágio etc. Então vou harmonizando com essas belezas das tardinhas, hora que quase sempre sopra uma agradável brisa do mar, as aves aproveitam para os seus últimos vôos. Hoje pousou um pássaro nessa luminária ai da foto, estava ele admirando a paisagem. E aproveito para postar alguns belos textos poéticos:
"Amar é ter um pássaro pousado no dedo. Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que,
a qualquer momento, ele pode voar”. Rubem Alves. "O pássaro é livre na prisão do ar. O espírito é livre na prisão do corpo". Carlos Drumond de Andrade. "[...]perguntai ao vento, à onda, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a tudo o que foge, a tudo o que geme, a tudo o que rola, a tudo o que canta, a tudo o que fala, perguntai-lhes que horas são; e o vento, e a vaga, e a estrela, e o pássaro, e o relógio, hão de vos responder: É hora de se embriagar! Para não serdes os martirizados escravos do Tempo, embriagai-vos; embriagai-vos sem tréguas! De vinho, de poesia ou de virtude, a vossa escolha..." Fernando Pessoa. "Leve é o pássaro: e a sua sombra voante, mais leve... E a cascata aérea de sua garaganta, mais leve... E o que se lembra, ouvindo-se deslizar seu canto, mais leve... E o desejo rápido desse mais antigo instante, mais leve... E a fuga invisível do amargo passante, mais leve. Cecília Meireles.

5 comentários:

heli disse...

Ney,
Novamente você nos presenteia com encanto e magia, através dos textos e das imagens.
Rubem Alves, Drummond, Pessoa e Cecília Meireles só podia dar um excelente post.
A linguagem do amor em todos os sentidos...
beijos

Tânia Meneghelli disse...

Concordo com a Heli... Essa postagem é um presente para os olhos. Lindas paisagens, texto delicioso. Me fez lembrar de tardes magníficas que pude presenciar, especialmente na praia. O sol se pondo, deixando tudo dourado, é inesquecível.
Beijoca!

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Olá amigo Ney,

Estive ausente um dia e já sinto que perdi muita coisa boa.

Este texto está fabuloso e tem como sempre a componente das suas belíssimas fotos.

Parabéns.

ney disse...

Obrigado, heli, Tânia e Fernanda, pelos seus comentário, fico feliz que tenham gostado. Tirei muitas fotos, escolhi as que achei melhores, fiquei ali muito tempo vendo o sol se por no encontro de céu e mar, por trás das montanhas. Muitas cores, nuances, diferentes formações de nuvens. No mais esses grandes MESTRES é que sabem dizer, e nos encantar a vida, e os encontrei chegando juntos no google - PENSADOR (sorte minha). E lá ainda estão Pablo Neruda, Machado de Assis e outros. http://www.pensador.info/p/poemas_passaro/1/

ney disse...
Este comentário foi removido pelo autor.