25 novembro 2009

BONDES (clique aqui)



BONDES DO BRASIL - Carlheinz Hahmann. (IMPERDÍVEL).
Clique no TITULO acima e veja os bondes de Campinas, Rio, Niterói, Juiz de Fora, São Paulo, Santos.
Puxa! Estou velho mesmo, pois conheci quase todos, os do Rio, Niterói, São Paulo, Santos, Juíz de Fora. O da foto é em Juiz de Fora (sou o penúltimo); o outro é no centro de Niterói (1949), não é dessa coleção, e não estou na foto, era uma criança.

4 comentários:

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Olá amigo Ney,

Aqui chamava-se "carro electrético" e haviam muitos, eu andei cerca de 8 anos, todos os dias,no nº.1 que ía do Infante à Foz. Era novinha, foi o meu primeiro emprego. Que saudades, fazia toda a linha junto ao rio até ao mar.

Bjs.

heli disse...

Ney.
Que gostoso lembrar dos bondes que fizeram partes das nossas vidas.
Também andei muitas vezes de Bonde e confesso que sinto saudades.
Adorei a sua foto!
beijos
heli

ney disse...

Pois é, Fernanda, os velhos bondes deixaram saudades, marcaram época, aqui no Rio ainda andam uns poucos, em Santa Tereza, bairro alto da cidade, tudo preservado como nos velhos tempos, muito procurado pelos turistas. Pelo que vi no youtube o de Lisboa também continua, mas não tenho certeza. E continuam em muitas cidades do mundo, como São Francisco (EUA). bjs/ney.

ney disse...

heli,
Também lembro com saudade, a vida não era tão acelerada, o motorneiro do bonde até esperava a gente sair no portão de casa, conhecia todos, trabalhadores e estudantes. As propagandas em cartazes ficaram na memória, os idosos tinham preferência, no Exército nos ensinavam que um soldado deveria sempre dar o lugar, seria mesmo punido se não o fizesse. Poluição ZERO, ventilação total. Mas vamos em frente, a roda viva nos carrega... ney.