16 outubro 2009

Verdades da Profissão de Professor

"Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".

4 comentários:

Carlos Albuquerque disse...

Heli.
Que melhor cura para a Sociedade do que o conhecimento? E como chegar a ele senão pela Educação?
Não sou pessimista ("o pessimismo tem pouca viabilidade como fórmula democrática", escreveu Bernardo Soares, Heterónimo de Pessoa, e está certo!), confio no Professor que, tal como a Família são pilares indispensáveis na sustentação do mundo em que estamos.
Actualmente, no meu país, há um mal-estar instalado no seio dos professores, por causa do modelo de avaliação escolhido pelo Governo.
Mas estou confiante que mestres e políticos encontrarão a fórmula adequada.
BJS e um abraço

ney disse...

Realmente um trabalho dos mais importantes na nossa formação, e sempre mal remunerado e valorizado. E a privatização veio a piorar ainda mais essa realidade, como também a saúde e todos os demais serviços. ney.

heli disse...

Carlos.
Não tenho conhecimento de qual o modelo de avaliação é feito em seu país.Aqui temos na maioria dos estados e municípios a progressão automática ou avanço progressivo.
Esse sistema de avaliação faz com que os índices de repetência caiam sensivelmente, mas em contrapartida, temos um número significativo de analfabetos cursando séries para as quais não estão preparados.
Tenho alunos no terceiro ano do ensino fundamental que não reconhecem todas as letras do alfabeto.
Aqui no Brasil não é nada interessante para a classe política ter uma sociedade letrada, mas penso como você e tenho esperanças que isso venha a receber mudanças.
bjs
heli

heli disse...

Ney.
Não sei se foi a privatização que fez piorar as coisas, mas sei que a educação e a saúde estão cada vez mais desvalorizadas em nossa sociedade...
bjs
heli