22 outubro 2009

ESSAS NOSSAS RUAS DA VIDA...


Clique sobre a imagem para ampliá-la (foto ney). Moro nessa rua há 10 anos, bem diferente de quando a conheci em criança.

Não era tão iluminada assim a minha rua de outrora, mas cismo que tinha mais luz e poesia, conversa no portão, crianças brincando na calçada, namorados ao luar. Tinha jogo de bola, a turma da esquina, sorvete na pracinha, sereno na madrugada, gotas de orvalho nas flores dos jardins. O céu era uma imensidão, e todo estrelado, árvore para todo lado, pé de fruta, festa junina, baile de aniversário e carnaval de rua. (ney).

7 comentários:

heli disse...

Ney.
Adorei seu texto.
A rua antiga, a infância, as boas lembranças de um tempo que não volta mais...
bjs

ney disse...

Obrigado, heli, tempo que não volta mais... são tantos edifícios que nem vemos a lua, e as grades, câmeras, medo, ficam as ruas abandonadas. bjs.

ney disse...

ADENDO:
Acho que devo fazer uma correção no comentário acima, pois a rua ainda é bem arborizada, o canal sempre limpo de possíveis entulhos da chuva, já bem cedo pessoas de todas as idades caminham ou correm na beira do córrego. Mães com crianças nos carrinhos, idosos indo comprar o pão, muitos pássaros nas árvores, flores, a feira livre, a terceira idade na ginástica com música na praça próxima, o posto de saúde, o famoso Instituto Vital Brasil. Há sim alegria, silêncio à noite, ouvimos os galos cantando no morro próximo, somos servidos por ótimos ônibus com ar condicionado.
Bem, não seria justo omitir o lado bom, mas à noite fica bem mais deserto, já aconteceram assaltos, tiroteios, esses perigos que rondam as grandes cidades. Tudo mudou também porque as pessoas vivem mais trancadas, vendo TV, nos carros, correrias dos novos tempos. Acho que é isso. ney.

heli disse...

Ney.
Com certeza, as coisas mudam e a saudade dos velhos tempos da rua onde moramos acaba nos remetendo ao passado, onde tínhamos um outro mundo ao nosso redor.Tudo mudou e essas mudanças nos assustam.
A rua mudou, não há mais crianças brincando.
Atualmente, as crianças vão a escola conduzidas pelas mãos dos adultos.
A tranquilidade de outrora faz falta, mas temos que viver nesse novo contexto.Há sim, muitas coisas boas ao nosso redor e é importante olhar para elas com carinho.
beijos

Manuela Freitas disse...

Encontrei o teu blog, gostei e vou segui-lo.
Relativamente ao post, gradualmente tudo vai mudando, ruas e pessoas e a nossa maneira de ver, também vai se alterando... De um momento para outro, começamos a olhar para trás, para uma vida que também se foi perdendo e só pode ser vista através da nossa memória.
Um abraço

ney disse...

Obrigado heli, sei que entende bem, os tempos mudam, e vamos harmonizando, chegando junto nas novas realidades. bjs/ney.

ney disse...

Obrigado, Manuela, por essa agradável visita, pelas palavras amigas, vamos sim nos entendendo nos novos tempos, inseridos nessa corrente global em movimento.
Estive visitando seu blog, de belos textos, imagens, suave música, e deixei um comentário.
Estaremos nos acompanhando na blogosfera, trocando idéias, aprendendo, crescendo, interagindo nesse imenso universo. Abraço, ney.