28 dezembro 2007

O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA


Veja o trailer no link acima.

Pois é, eu esperava mais, talvez pela expectativa de voltar a ver esse romance que é uma das mais belas histórias de amor, do magnífico Gabriel Garcia Marquez, e li 3 vezes, como foi o caso também de "100 anos de solidão". A fotografia é muito bonita e a trilha idem. Mas faltou "entranhas", como diz num dos comentários abaixo. Mas a história é tão bonita que vale a pena conferir e tirar suas próprias conclusões.




Tudo é tristemente caricato, falso, com um elenco no qual atores latinos e não-latinos nivelados são por baixo em interpretações dignas de um novelão mexicano. As falas são solenes, os movimentos teatrais e o timming dos mais sonolentos. De nada adiantou a produção se deslocar até a Colômbia, terra natal de Márquez, se foram perdidos completamente a magia e o encanto do texto original. http://br.cinema.yahoo.com/filme/14855/critica/9742/oamornostemposdocolera




O filme acaba caindo no dramalhão, perdendo muito do apelo da obra original, inclusive por ser falado em inglês e não em espanhol. Com um excelente elenco e um roteiro baseado num dos grandes romances do século XX, esperava-se bem mais deste longa.


http://www.cinemacafri.com/links/filme/love_in_the_time_of_cholera/o_amor_nos_tempos_do_colera/o_amor_nos_tempos_do_colera.jsp





Numa primeira análise, salva-se a fotografia de Affonso Beato, que, como já era esperado, é linda, brilhante, com uma reconstituição de época competente (as tomadas externas de Cartagena são especialmente belas). Mas mesmo ela cai no lugar-comum dos papagaios, bananas e trepadeiras. Coisa pra inglês ver. Literalmente. Afinal, o filme é todo falado em "inglês exótico", com sotaque carregado, em detrimento do espanhol trama intrincada e a profundidade dos personagens. O resultado é um mingauzinho leve... bem mastigadinho, coisa pra quem não tem entranhas mesmo.
http://www.omelete.com.br/cine/100009975/O_Amor_nos_Tempos_do_Colera.aspx

Nenhum comentário: