27 dezembro 2007

FÉ E RAZÃO EM ABRAÇO

Marcondes Rosa de Sousa
Professor da UFC e da UECe

Natal! Machado, o de Assis, me cai, com saudades da “velha noite amiga, noite cristã, berço do Nazareno” (Séc. XIX), a lembrar, desde São Francisco, o de Assis (1223), os hoje raros presépios. Em nossa volta, o marketing a espraiar sede nos lucros, e a distorcer ceias, Papai Noel, presentes, canções natalinas... E a nos ficar, a chave-de-ouro do famoso Soneto de Natal: “Mudaria o natal ou mudei eu?”

Nesse quadro, uma luz: a de Bento XVI, a pautar aos cristãos, vida futura a não se perder no vazio e no chão. Salva-nos a esperança, a nos dar sentido à vida cá na terra e à ressurrecta após. Míopes, se não aliadas à fé e a caridade, em nossa política, os esforços em prol da tríade “liberdade, igualdade e fraternidade”. Também, ideais como o marxista, se restritos à pura “ordem e distribuição econômica”. E até a ciência, se, solitária e cega, não se pautar por esse horizonte.

Só a cáritas - o amor a irmanar-nos como obra e filhos de Deus - poderá redimir-nos. Possível, a “amizade entre a inteligência e a fé” a nos trazer “maturidade científica e espiritual” (diz o papa a universitários). Voltar àquela “noite cristã, berço do Nazareno” impõe-nos repensar-nos a jornada na terra: fé, esperança e caridade, mãos dadas a nos rever passado, presente e futuro. Assim, as hoje múltiplas inteligências. A da fé (a transcendente), no consórcio com as várias outras, a nos repensar ética e vida política, na construção de nosso amanhã. E, urgente, a de nossa educação (escolar e social), hoje, nesta terra de Santa Cruz, vista entre as piores do mundo, para que forme mulheres e homens na integrada feição de profissional (o construtor), cidadão (o ente social e político) e pessoa (em sua dimensão transcendente maior).

Tudo sob o olhar “assim na terra como no céu”. São meus votos. Que assim seja

Nenhum comentário: