21 dezembro 2007

Nota de esclarecimento - Luiz Carlos Azenha



Até um pedido de entrevista recebi sobre a saída deste site da Globo.com. O fato é que o site não saiu. Tenho um contrato. Posso rompê-lo. A Globo.com também. Vamos à verdade factual: o projeto de um novo site eu venho desenvolvendo desde que pedi rescisão antecipada de meu contrato com a TV Globo, no início de 2007. Dentro da Globo tinha gente achando que era brincadeira. E eu dizia que era sério.Eu acho que o futuro do Jornalismo está na internet. Profissionalmente, não há salário que pague a liberdade de escrever o que me der na telha, o que me coloca 95% das vezes em confronto com o que o Jornalismo das Organizações Globo passou a representar. Houve uma clara mudança interna, uma guinada à extrema-direita. Os incomodados que se mudem? Eu mudei.O novo site foi colocado no ar em fase de testes. É uma arquitetura razoavelmente sofisticada. A Globo.com, que sempre me tratou com grande profissionalismo, havia informado ao Leandro Guedes que não teria como sustentar o site dentro dela, a não ser quando adotasse uma modernização que eu não sei exatamente qual é, em janeiro. Mas a liberdade de criação do Leandro Guedes é total e nós não vamos esperar que a "média" chegue até nós. Vamos em frente. Se a Globo.com mudar, tudo bem. Se não, tudo bem também.Nesta quarta-feira a versão do site hospedada na Globo.com deu pau. Sumiram imagens, sumiram textos, sumiu a capa. Depois a situação foi regularizada. Eu tenho backup de tudo o que foi publicado. O novo formato do site vai ser trabalhado. Tem um milhão de bugs para ajeitar. Parece simples, não é. Como sempre escrevi aqui, deixo a Globo.com absolutamente à vontade: se for necessário, nem é preciso me avisar. É só puxar o plug. O novo modelo do Viomundo.com está aqui. Se eu contar de onde estou atualizando este site, estraga a novidade. Depois que eles tomarem meia dúzia de furos eles vão entender.

Publicado em 20 de dezembro de 2007

Nenhum comentário: