20 maio 2008

SOBRE ESSES CAMINHOS PERCORRIDOS...

Vendo o filme ACROSS THE UNIVERSE, fiz no seu interessante roteiro, uma viagem no tempo, um paralelo com esse meu caminhar desde a adolescência nos anos 60.
Trata-se de uma bela história de amor, que sobrevive a um cenário de guerras, diferenças sociais, ideologias, encontros e desencontros, que as músicas dos Beatles servem para expressar bem os sentimentos da época, fazendo do filme também um belo musical.

Parte desse período foi mesmo denominado “ANOS DOURADOS”, pelo progresso que aconteceu após a II guerra mundial, a necessidade de reconstrução, a busca pelos caminhos da paz, da liberdade e da democracia. E foi mesmo de grandes expectativas, cantado em prosa e versos, e explodia em música, bandas, guitarras, rock and roll, bossa-nova, festas, alta sociedade, automóveis, lambretas, roupas coloridas, cabelos compridos.

A juventude encontrou a possibilidade de se libertar de uma sociedade extremamente tradicional e rígida nos seus costumes, até mesmo de muitas hipocrisias, preconceitos e valores não mais condizentes com os novos tempos da modernidade, e que já vinham nos decepcionando e sendo questionados desde aquela guerra monstruosa que se espalhou pelo mundo.

Mas não foram fáceis esses caminhos, a juventude foi rotulada de transviada ao querer viver o amor, a liberdade, a paz. E veio a guerra fria, os inimigos ideológicos... Muro de Berlim, Vietnam, Cuba, o mundo dividido em democracia x comunismo, ampliando-se em revoluções pelo mundo que colocaram em perigo a liberdade e a democracia.

O jovem nem chegou a amadurecer sua idéia de liberdade e já se perdia entre liberdade e libertinagem, numa viagem psicodélica que fosse capaz de entender um mundo de bombas cada vez mais destruidoras. Dessas guerras, quando voltavam, chegavam mutilados, desiludidos dos seus sonhos.

Mas a esperança é a última que morre, e ele corre atrás dos seus sonhos, não desiste nunca. O filme retrata bem isso, num contexto dos EUA, mas que pertence ao mundo hoje globalizado, que haverá de reconhecer-se na verdade e na liberdade, no livre debate de idéias.

Viva a vida e a liberdade! E que possamos encontrar nossos melhores caminhos.

Veja o trailer do filme em:
http://www.youtube.com/watch?v=7VTPSL9TcJc

Nenhum comentário: