15 maio 2008

CHEGANDO JUNTO COM SAMPA (clique aqui)




E um dia, pouco mais que adolescente, tive eu que deixar minhas raízes no Rio e Niterói... família, amigos, esquinas, e ir para SAMPA.
E foi bem na época que surgiu Caetano Veloso, brilhando na música com competência e talento, "SEM LENÇO E SEM DOCUMENTO", e fez a grande canção que diz bem desse "difícil começo" que temos todos de nos adaptar a uma nova realidade, e nos sentirmos assim sozinhos numa imensa cidade.
Mas logo "alguma coisa acontece no nosso coração", e vamos entendendo a realidade de um novo lugar, e fazendo amigos, e entendendo sua alma e coração, e aprendendo a viver seu dia-a-dia numa boa.
E assim fiquei 5 anos, e fiz muitos amigos, e entendi seus encantos, e acho mesmo que Rio e Sampa se completam. E já falam que com o trem-bala, a Via Dutra e a Ponte Aérea, seremos mesmo uma grande MEGALÓPOLE, que já se caracteriza por uma forte integração econômica e intensos fluxos de pessoas e mercadorias.

Sampa... (clique aqui)> http://www.youtube.com/watch?v=W4VamL9m1WM
Caetano Veloso
Composição: Caetano Veloso
Alguma coisa aconteceNo meu coraçãoQue só quando cruza a IpirangaE a Avenida São João
É que quando eu cheguei por aquiEu nada entendiDa dura poesia concretaDe tuas esquinasDa deselegância discretaDe tuas meninas...Ainda não haviaPara mim Rita LeeA tua mais completa traduçãoAlguma coisa aconteceNo meu coraçãoQue só quando cruza a IpirangaE a Avenida São João...Quando eu te encareiFrente a frenteNão vi o meu rostoChamei de mau gosto o que viDe mau gosto, mau gostoÉ que Narciso acha feioO que não é espelhoE a mente apavora o que aindaNão é mesmo velhoNada do que não era antesQuando não somos mutantes...E foste um difícil começoAfasto o que não conheçoE quem vende outro sonhoFeliz de cidadeAprende depressaA chamar-te de realidadePorque és o avesso do avessoDo avesso do avesso...Do povo oprimido nas filasNas vilas, favelasDa força da grana que ergueE destrói coisas belasDa feia fumaça que sobeApagando as estrelasEu vejo surgir teus poetasDe campos e espaçosTuas oficinas de florestasTeus deuses da chuva...PanaméricasDe Áfricas utópicasTúmulo do sambaMais possível novoQuilombo de ZumbiE os novos baianos passeiamNa tua garoaE novos baianos te podemCurtir numa boa...

Nenhum comentário: