09 maio 2008

ILHA DA BOA VIAGEM


Ilha da Boa Viagem.
Os portugueses sempre foram devotos de Nossa Senhora da Boa Viagem. A primeira igreja da ilha foi erguida sob a forma de capela,em 1650, pelo português Diogo Carvalho da Fontoura provedor da Real Fazenda do Rio de Janeiro.
A igreja foi objeto de veneração por parte dos homens do mar, que partindo do Rio de Janeiro, para outros portos, não se descuidavam, naqueles tempos de pedir proteção de Nossa senhora, ofertando-lhe dádivas em pagamentos de promessas.
Belíssimos eventos são realizados sempre no 4º domingo de cada mês, ás 8h 30 min com missas.
Num plano mais abaixo, existe a segunda edificação mais antiga da ilha: Um fortim ( pequeno forte), ou seja, as ruínas que restaram dele. A ilha é uma referência histórica e turística.
Nasci no Rio de Janeiro, quando era ainda a Capital do Brasil... nem importa se não é mais o coração do Brasil, na alma da gente ainda é um jardim florido, uma cidade maravilhosa cheia de encantos mil. Mas aqui em Niterói vivi a maior parte da minha vida, e somos uma só cidade em volta da Baia da Guanabara. E de tanto gostar dela fiz um vídeo contando a sua história, lá em 1992, de forma independente, amadora e sem interesses comerciais, e naturalmente fiquei feliz de receber uma "Menção Honrosa" da Secretaria Estadual de Cultura.

Nenhum comentário: