24 maio 2008

BRASIL E PORTUGAL CHEGANDO JUNTOS ANTES DA NOVA ORTOGRAFIA (clique aqui - som)

Pois é, Heli, e o músico Mario João (Mario Laginha), e a cantora Maria João, já se entendiam lá em Portugal, com a nossa bela música e letra brasileira, de Edu Lobo e Chico Buarque, inspirada numa história lá da Áustria, que virou um circo e uma poesia, que deu origem a bela música BEATRIZ, admirada e cantada em diversos países. E todos chegaram juntos com a BEATRIZ.

“O médico de câmara da imperatriz Teresa — Frederico Knieps / resolveu que seu filho também fosse médico / mas o rapaz fazendo relações com a equilibrista Agnes / com ela se casou, fundando a dinastia do Circo Knieps.” Com esses versos Jorge de Lima começava em 1938 o poema surrealista “O Grande Circo Místico”, inspirado num fato real ocorrido na Áustria no século XIX.Quarenta e cinco anos depois, Edu Lobo e Chico Buarque criariam a trilha musical para um bailado homônimo, baseado no poema, atendendo a uma encomenda do Balé Guaíra, do Paraná. No repertório composto, com relevantes arranjos do maestro Chiquinho de Morais, destacou-se a valsa “Beatriz”, uma metáfora da vida de atriz, também surrealista e de excepcional qualidade: “Olha / será que é uma estrela / será que é mentira / será que é comédia / será que é divina / a vida da atriz...” (texto do blog cifra antiga).

E eu tive o privilégio de ver Maria João aqui em Niterói no "ENCONTRO COM PORTUGAL", um grande evento de artes do então prefeito Jorge Roberto Silveira, onde ela interpretou, entre outras canções, também Beatriz.
E assim ficou a BEATRIZ, como o poema, também numa surrealista apresentação no vídeo do youtube:
Veja no endereço abaixo ou no link do título:
http://www.youtube.com/watch?v=KAggWL7WuGo

Nenhum comentário: