11 junho 2008


Oração dos Namorados

Nesta quinta-feira é Dia dos Namorados, comemoração que teve origem na Europa, lá pelo Século 3º depois de Cristo.O imperador romano de plantão havia proibido a Igreja Católica de realizar casamentos durante os tempos de guerra para não atrapalhar a convocação dos soldados.O padre Valentim não acatou a ordem. Acabou decapitado e, posteriormente, elevado à condição de santo pela sua bravura em favor do matrimônio.Em sua homenagem, casais europeus passaram a trocar presentes no dia de sua morte, 14 de fevereiro, surgindo, assim, o Dia de São Valentim, o Dia dos Namorados.Consta que esse costume foi importado para o Brasil pelo empresário João Dória Júnior. Aliás, acho que esse moço também deveria ser canonizado um dia, tornando-se o padroeiro dos capitalistas brasileiros. Mas essa é uma outra história.Aqui, o dia escolhido para a comemoração foi 12 de Junho, provavelmente por ser véspera de Santo Antonio e período fraco para o comércio.Imbuido do espírito romântico que permeia essa data, este velho e romântico blogueiro dá a receita da felicidade para esse moços, pobres moços, enamorados de hoje-em-dia.Modestamente, como sempre, devo esclarecer, meus poucos mas apaixonados leitores, não ter sido eu quem inventou a referida fórmula. Foi Frederick Perls, criador da Gestalt-Terapia.Essa receita já foi publicada neste blog há algum tempo. Mas atendendo a mais de um pedido (dois, para ser exato), aqui vai novamente.Rezem, pois, juntos, prezados pombinhos, a oração copiada abaixo:
Oração da Gestalt-Terapia

Eu faço minhas coisas,
você faz as suas.
Não estou neste mundo para viver
de acordo com as suas expectativas.
E você não está neste mundo
para viver de acordo com as minhas.
Você é você, e eu sou eu.
E se por acaso nos encontrarmos,será lindo.
Se não, não há nada a fazer.
(F.Pearls)







Nenhum comentário: