15 abril 2009

Ronaldo, o brahmeiro...

Pois é.Este blog sempre procura chegar junto com assuntos que envolvem a nossa sociedade.Um problema social como o alcoolismo deveria ser tratado com seriedade e não da forma como está sendo tratado pela publicidade brasileira.

Comparar as heroicas voltas de Ronaldo ao futebol com o suor da cerveja é chamar o espectador de estúpido

José Roberto Torero

BEBERRAZ leitor, alcoofilista leitora, vocês viram o comercial do Ronaldo? O comercial da Brahma? Para quem não viu, faço um resumo: ele aparece driblando vários obstáculos, faz um trocadilho entre o suor dele e o suor da cerveja e acaba dizendo, com um copo na mão, que é um "brahmeiro".


Como assim? Um atleta importante fazendo comercial de cerveja? Ou pior, um atleta ainda gordo, em recuperação, fazendo comercial de cerveja? Não entendi. E não entendi porque me parece uma propaganda ruim para os dois.

Para a cerveja, porque eu, vendo o comercial, penso: "Poxa, cerveja engorda pra caramba!". Para o jogador, porque mostra que ele não é um atleta sério. É um cara que bebe mesmo ainda estando longe da sua melhor forma.
...

A legislação permite que as propagandas de bebidas abaixo de 13 graus GL (Gay-Lussac) sejam exibidas em qualquer horário. Por isso é que vemos comerciais de cervejas e dessas vodkas ice a toda hora. Porém, em maio de 2007, Lula assinou um decreto que classificou como alcoólica toda bebida com mais de 0,5 grau GL. Só que, inexplicavelmente, esse decreto não restringiu a propaganda de cerveja.

Voltando ao comercial, que foi criado pela agência África, no texto o atacante afirma que tem orgulho de "cair e se levantar". O redator não devia estar sóbrio quando o escreveu. É uma frase muito infeliz. Uma piada pronta. Tanto que, na mesma hora, o amigo com quem eu via o jogo comentou: "Cair e se levantar não é grande coisa. Qualquer bêbado consegue isso". E comparar o esforço heroico de Ronaldo para voltar três vezes ao futebol com o suor da cerveja é chamar o espectador de estúpido. É fazer troça da fantástica recuperação do jogador, que deveria falar "Eu sou artilheiro" e não "Eu sou brahmeiro".

A publicidade brasileira, que já foi das melhores do mundo, vem piorando nos últimos anos. Mas, agora, se superou. Acho que, pelo menos, para desencargo de consciência, esta nova propaganda deveria vir com um daqueles avisos no final, algo do tipo: "O Ministério da Saúde adverte: Cerveja dá barriga e faz você confundir mulher com similares".

Folha de S.Paulo, 14 abr. 2009

2 comentários:

Anônimo disse...

Me surpreendi com aquela propaganda, pois passa para nossos jovens, a imagem que nesse país vale tudo mesmo. Esse é o herói da mídia, pois envolve-se com prostituição, com baladas, não cumpre com suas obrigações profissionais e ainda é tido como exemplo.
Lamentável para um atleta e um péssimo exemplo para a sociedade.

heli disse...

Prezado visitante.Gostei muito de seu comentário e concordo contigo que temos exemplos negativos no país do "vale tudo".
Os heróis da mídia acabam invadindo nossos lares, nossa sociedade e os "fenômenos" estão soltos, sem nenhum escrúpulo vão deixando suas marcas, numa juventude que anda perdida, sem objetivos e sem rumo de vida.
Pena que não deixastes seu nome ou um endereço para que pudéssemos retribuir a visita.Volte sempre que desejar.