16 setembro 2009

ABELHA (clique aqui para a música e vídeo)




Clique sobre as imagens para ampliá-las (fotos ney).

Valeu a paciência de esperar o momento certo, e conseguir focar a abelha em pleno vôo indo pousar na flor. E de bem perto (close up), sem levar uma ferroada. Ela olhou para mim e entendeu que eu era do bem, e fez até pose, mas ficou atenta. Bem, eu sou um amador, foi o jeito que encontrei.
E elas são rápidas, visitam 10 flores por minuto, em busca de pólen e do néctar (Wikipédia). Com a língua as abelhas recolhem o néctar do fundo de cada flor e guardam-no numa bolsa localizada na garganta. Depois voltam à colmeia e o néctar vai passando de abelha em abelha. Desse modo a água que ele contém se evapora, ele engrossa e se transforma em mel.
A abelha tem cinco olhos. São três pequenos no topo da cabeça e dois olhos compostos, maiores, na frente. Uma colmeia abriga até 80 mil abelhas. Tem uma rainha, alguns zangões e milhares de operárias. Se nascem duas rainhas ao mesmo tempo, elas lutam até que uma morra. A abelha-rainha vive até 4 anos, enquanto as operárias não duram mais de um mês e meio.
Apenas as abelhas fêmeas trabalham. Os machos podem entrar em qualquer colmeia ao contrário das fêmeas. A única missão dos machos é fecundar a rainha. A rainha voa o mais que pode e é fecundada pelo macho que conseguir ir ter com ela. Depois de cumprirem essa missão, eles não são mais aceitos na colmeia. No fim do verão, ou quando existe pouco mel na colmeia, as operárias fecham a porta da colmeia e deixam os machos morrerem ao frio e à fome. http://pt.wikipedia.org/wiki/Abelha
...Ide para os vossos campos e jardins e aprendereis que o prazer da abelha consiste em retirar o mel da flor.Mas também a flor tem prazer em dar o seu mel à abelha.Pois para a abelha a flor é uma fonte de vida. E para a flor a abelha é mensageira de amor.E, para ambas, abelha e flor, o dar e o receber de prazer é uma necessidade e um êxtase. khalil gibran.

4 comentários:

heli disse...

Ney.
Que bela imagem!
Aprender com a natureza, isso deveria ser seguido sempre.
Abelha e flor, em sintonia perfeita com a gloriosa NATUREZA!
Hoje estava observando um ninho do João de Barro numa árvore em frente a minha casa e fiquei pensando no quanto é bela essa natureza.Quem foi que o ensinou a construir sua casa de barro?Tão perfeita!!
Rubem Alves nos fala que essa aprendizagem está no corpo...
Quem foi que ensinou a abelha a retirar o néctar das flores?
O mais encantador nisso tudo, é que nós, seres humanos não temos a capacidade de retirar o néctar das flores e transformar em mel, nem sabemos como construir a casa para o João de Barro...

Desejo a vc um belo dia.
bjs

ney disse...

heli,
Valeu pelo comentário. E fiquei mesmo feliz em focar o momento certo, acrescentei isso ao texto, porque é mesmo um aprender com a beleza da natureza. Um belo dia. beijo/ney.

Fernanda disse...

Olá Ney,

Já sabia umas tantas coisas sobre abelhas, tivemos duas colmeias, mas as abelhas acabaram por morrer por causa dos químicos que o vizinho usava na vinha e sobretudo para combater os escarabelhos das batatas.

Hoje aprendi algo mais e sobretudo mais em minúcia.
Muito obrigada por partilhar e pelas belas fotos.

Bj.

ney disse...

Fernanda,
Obrigado. Não entendo muito de abelhas, consultei o wikipedia, mas elas me receberam bem, e deixaram ser fotografadas. Talvez seja a idade, ou o tempo disponível (estou aposentado), mas gosto desse reencontro com a natureza, aprendemos muito, tráz serenidade. Abraço/ney.