02 junho 2009

O que é vida?

Sobre a morte e o morrer
Rubem Alves
O que é vida? Mais precisamente, o que é a vida de um ser humano? O que e quem a define?

Já tive medo da morte. Hoje não tenho mais. O que sinto é uma enorme tristeza. Concordo com Mário Quintana: "Morrer, que me importa? (...) O diabo é deixar de viver." A vida é tão boa! Não quero ir embora...

Eram 6h. Minha filha me acordou. Ela tinha três anos. Fez-me então a pergunta que eu nunca imaginara: "Papai, quando você morrer, você vai sentir saudades?". Emudeci. Não sabia o que dizer. Ela entendeu e veio em meu socorro: "Não chore, que eu vou te abraçar..." Ela, menina de três anos, sabia que a morte é onde mora a saudade.

Cecília Meireles sentia algo parecido: "E eu fico a imaginar se depois de muito navegar a algum lugar enfim se chega... O que será, talvez, até mais triste. Nem barcas, nem gaivotas. Apenas sobre humanas companhias... Com que tristeza o horizonte avisto, aproximado e sem recurso. Que pena a vida ser só isto...”

Texto completo em:
http://www.releituras.com/rubemalves_menu.asp

2 comentários:

ney disse...

Pois é, será que a algum lugar se chega? Mas dizem muitos que vale viver o caminhar, o navegar, a trajetória, a passagem, o momento presente, pois a meta alcançada seria o fim... Ou seria a renovação, deixar viver outras vidas, que levariam um pouco de nós em novos caminhos, e seria um jeito sábio da CRIAÇÃO de nos tornarmos eternos, elos de uma corrente em movimento.
Os mistérios da vida, talvez descobrindo seus segredos tudo ficaria sem graça e sentido, não buscaríamos aprender e crescer.
Mas bem que poderíamos mesmo morrer dormindo, bem longe dos hospitais. Mas nas UTI's muitos voltam de suas quase mortes e vivem ainda por muitos anos. Nunca vamos saber.
Então resta mesmo viver o presente... ney/

heli disse...

Ney.

Viver o presente e a cada dia aprender um pouco mais, a dar valor às nossas vidas.
Os mistérios são tantos e com certeza jamais saberemos o que nos espera quando a nossa vida "deixar de existir".
Em nossa cultura não nos é "permitido" falar na morte, pois parece que estamos buscando algo negativo.Achei muito interessante o modo como Rubem Alves valorizou a vida falando da morte.
Vamos viver o momento presente com muito amor em nossos corações!!!