23 junho 2009

Desempenho escolar sem comparação


Se a comparação entre irmãos é natural ao longo da vida, quando eles dividem a vida escolar – principalmente se as idades forem próximas – confrontar os seus desempenhos pode ser praticamente inevitável. Em muitos casos, a pergunta retórica “por que você não é tão estudioso quanto o seu irmão?” impera nos sermões familiares. Educadores, porém, alertam que a prática pode ser devastadora e orientam os pais: é preciso reconhecer e respeitar as diferenças entre os filhos.

Texto completo em:

4 comentários:

ney disse...

Realmente, respeitar as diferenças dos filhos, os pais que julgarem diferente disso é que devem ter algum problema. E não podem também impor seus projetos e ideais de vida, com suas dificuldades ou realizações. Amar os filhos, orientá-los e ajudá-los a descobrir seus próprios caminhos. ney/

Paull disse...

Deves ajudar o teu filho não viver a vida dele.Abraços Paull

heli disse...

Ney.
Com toda a certeza, respeitar as diferenças é o mais importante.Mas, tem muitos pais que não fazem isso e acabam criando muitos problemas para os filhos.Pais que fazem projetos para os filhos é que não faltam e nem sempre conseguem obter êxito em seus anseios e isso gera muitos conflitos.

heli disse...

Pauul.
Concordo plenamente contigo.Os pais tem papel fundamental na vida dos filhos, mas estes precisam de muita orientação com o devido respeito às suas individualidades.
Obrigada pela vista e volte outras vezes.
Abraços,
heli