29 janeiro 2007

Nossas escolhas...

Pois é.
Fazemos nossas escolhas na vida...temos liberdade para isso, mas nem sempre temos certeza se o que estamos a escolher será a melhor coisa e a vida segue.
Estava lendo algumas "amenidades" e acabei por deparar-me com um texto de Rubem Alves que me pos a pensar:

Viagem longa, destino incerto...
Rubem Alves...
O texto fala da escolha da profissão e é claro, esta semana volto ao trabalho.Adoro meu trabalho, amo meus alunos mesmo antes de conhecê-los e isso é algo que me encanta, pois vejo tantas pessoas reclamando do seu mundo, do seu trabalho...
Bom, mas eu lembro que quando estudava, o sonho da minha mãe era que eu me tornasse uma professora...
Eu não queria isso de jeito nenhum, eu queria ser paraquedista...heheheh
Levei umas boas "palmadas" por várias vezes e tive que obedecer a sua determinação.Italiana de origem, durona, nem pensar em desobedecer...
Atualmente ela não está mais conosco,( já virou anjo), mas eu sou professora e amo o que faço...
Pois é ....somos seres complicados e sempre estamos desejando ser aquilo que não somos...ou somos...sei lá!!!

Mas, voltando ao texto do Rubem Alves, achei interessante essa colocação dele, entre outras tantas coisa que escreve e me faz pensar:

...."Seria muito mais racional e menos doloroso que vocês fossem obrigados agora a escolher a mulher ou o marido. Hoje casamento é destino para o qual só se vende passagem de ida e volta. É muito fácil voltar ao ponto de partida e recomeçar: basta que os sentimentos e as idéias tenham mudado."....




...este poema de Walt Whitman, o poeta da "Sociedade dos Poetas Mortos":

"Em nome de vocês...
Que ao homem comum ensinema glória da rotina e das tarefas
de cada dia e de todos os dias;
que exaltem em cançõeso quanto a química e o exercício
da vida não são desprezíveis nunca,
e o trabalho braçal de um e de todos
— arar, capinar, cavar,plantar e enramar a árvore,
as frutinhas, os legumes, as flores:
que em tudo isso possa o homem ver
que está fazendo alguma coisa de verdade,
e também toda mulher
usar a serra e o martelo
ao comprido ou de través,
cultivar vocações para a carpintaria,
a alvenaria, a pintura,trabalhar de alfaiate, costureira,
ama, hoteleiro, carregador,inventar coisas, coisas engenhosas,
ajudar a lavar, cozinhar, arrumar,e não considerar desgraça algumadar uma mão a si próprio.

"Desejo a vocês uma boa viagem. Lembrem-se do dito do João: "A coisa não está nem na partida e nem na chegada, mas na travessia..." Se, no meio da viagem, sentirem enjôo ou não gostarem dos cenários, puxem a alavanca de emergência e caiam fora. Se, depois de chegar lá, ouvirem falar de um destino mais alegre, ponham a mochila nas costas, e procurem um outro destino. Carpe Diem!

Nenhum comentário: