31 janeiro 2007

O que é a democracia pra você?

Li o texto abaixo e fiquei a pensar...
Caramba...
O que é DEMOCRACIA???
Os amigos podem ver que já voltei para escola...heheh

O que é a democracia pra você?

Por Marcelo Salles, publicado no DESABAFO PAÍS

Respondo ao colega Marcos Lessa, que questiona a idéia de Chávez se manter no poder por 20 anos. A ele somam-se Juan Badan, outro amigo que pergunta para onde vai a democracia venezuelana e, de forma mais contundente, o leitor que assina Wellington Amado.

Acho que você, Lessa, tem razão: precisamos aprofundar a análise crítica sobre o que acontece na Venezuela. Por exemplo, perguntei a um colega do Círculo Bolivariano Leonel Brizola, João Cláudio, justamente isso: "Qual a sua opinião sobre a permanência de Chávez no poder por um longo período de tempo?".
Sua resposta: "Todo o poder emana do povo". Depois ele prosseguiu explicando que a maior parte dopovo está de acordo com essa alteração constitucional que, bom dizer, não diz que "Hugo Chávez pode se reeleger eternamente", masque o presidente - qualquer que seja ele - pode ser eleito indefinidamente.
Acho que temos que rever nosso conceito de democracia. Como perguntou nosso colunista Mário Augusto Jakobskind, vamos dizer que a França é antidemocrática porque seu presidente pode ser reeleito para sempre? Vamos cair na propaganda imperialista que nos diz que Fidel é um ditador, quando em Cuba há eleições de tempos em tempos? E mais, lá o sistema é parlamentarista e quem manda, legalmente, é o presidente do Congresso, Ricardo Alarcón.
Claro que isso não anula o poder moral de Fidel, mas para a mídia não interessa falar em poder moral deFidel, pois isso nos forçaria lembrar como se deu a conquista desse poder.

Qual o modelo de democracia que temos em mente? A democracia da EUA, terra da liberdade, onde o Executivo pode ouvir suas conversas telefônicas sem autorização judicial?
Lá na mesma EUA, onde um suspeito pode ser interrogado por "métodos duros" - torturado mesmo, sem eufemismos? Mas lá o presidente só pode ser reeleito uma vez.Aurélio Fernandes, também dos Círculo Bolivariano Leonel Brizola, acompanhou as últimas eleições venezuelanas como observador internacional. Ele explicou que o sistema eleitoral de lá é um dos mais bem montados do mundo. O voto é contabilizado digitalmente, mas é também impresso para o caso de uma recontagem. O sistema eleitoral venezuelano também faz auditoria imediata em 54% dos votos, enquanto no Brasil esse percentual é de apenas 3%.
Já nos EUA, esse grande modelo de democracia, a primeira eleição de George W. Bush foi vergonhosamente decidida no Colégio Eleitoral, ou seja, numa votação indireta. Isso após uma série de manipulações, como denunciado pelo jornalista Greg Palast, restringindo o voto dos cidadãos que votariam contra os republicanos. Por fim, a pendenga terminou decidida na Flórida, onde o irmão do atual presidente é governador, e no Supremo, onde juizes amigos da família Bush se encarregaram de entregá-lo a faixa presidencial. Ao defender a RCTV e distorcer descaradamente informações sobre o que aconteceu e acontece na Venezuela, a mídia brasileira está assumindo uma posição extremamente temerária.

A RCTV, ao lado das outras três maiores emissoras de tevês privadas, foi uma das organizadoras do golpe de abril de 2002, que seqüestrou o presidente eleito constitucionalmente e empossou Pedro Carmona, presidente da Fedecámaras (a FIESP de lá)numa operação que tinha o objetivo de enganar o povo venezuelano e,assim, roubar seu voto.De repente, um apresentador em cadeia avisa: "Bom dia, temos um novo presidente". Dizia-se que Chávez havia renunciado e não exibiam as manifestações nas ruas, de um povo que se organizou junto a setores militares para garantir a volta do presidente ao Palácio Miraflores. Na época, o jornalista Gilberto Maringoni comentou num debate realizado após a exibição do documentário A revolução não será televisionada, pela TV Câmara: "O golpe foi apoiado pela mídia brasileira. Dona Globo, dona Folha de S. Paulo e demais veículos da mídia empresarial".Por que essa mídia não informa que a Unesco declarou a Venezuela livre do analfabetismo, após poucos anos da implementação do método de ensino cubano "Yo, Si Puedo"? Será que isto não é um avanço democrático? E por que não informar sobre os médicos de família que agora ocupam as favelas de Caracas e de outras regiões, levando saúde preventiva a quem antes não tinha? Uma coisa é discordar dessas medidas, mas reconhecer sua existência. Outra, bem diferente, é demonizar um governo baseado em mentiras e meias verdades. Isto não é nada democrático. Na mesma entrevista que fiz com o pessoal do Círculo Bolivariano Leonel Brizola, perguntei se a mídia brasileira era mais sutil do que a venezuelana. A resposta de João Cláudio: "É mais sutil porque a conjuntura é mais sutil". Ele tem razão. Quando a conjuntura não era sutil, em 1964, por exemplo, o jornal O Globo fechou com a seguinte manchete no dia 1º de abril: "Fugiu Goulart e democracia está sendo restabelecida". Hoje, quando assumem a defesa aberta da RCTV, estão se colocando ao lado do golpismo. Estão se revelando. Deixando cair a frágil máscara da democracia que gostam de ostentar.

Nenhum comentário: