19 julho 2010

Pedagogia do olhar!!!


- Educar -

“Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja”!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente.
E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria - que é a razão pela qual vivemos.
Já li muitos livros sobre psicologia da educação, sociologia da educação, filosofia da educação – mas, por mais que me esforce não consigo me lembrar de qualquer referência à educação do olhar ou à importância do olhar na educação, em qualquer deles.
A primeira tarefa da educação é ensinar a ver... É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo.
Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.
A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades.
Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido.
Os conhecimentos nos dão meios para viver. A sabedoria nos dá razões para viver.
Quero ensinar as crianças. Elas ainda têm olhos encantados. Seus olhos são dotados daquela qualidade que, para os gregos, era o início do pensamento: .a capacidade de se assombrar diante do banal.
Para as crianças, tudo é espantoso: um ovo, uma minhoca, uma concha de caramujo, o vôo dos urubus, os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu, um pião na terra. Coisas que os eruditos não vêem.
Na escola eu aprendi complicadas classificações botânicas, taxonomias, nomes latinos – mas esqueci. Mas nenhum professor jamais chamou a minha atenção para a beleza de uma árvore... ou para o curioso das simetrias das folhas.
Parece que, naquele tempo, as escolas estavam mais preocupadas em fazer com que os alunos decorassem palavras que com a realidade para a qual elas apontam.
As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.
O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser “aprendido.” Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem.
. Quando “a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo, e o mundo aparece refletido dentro da gente”.
São as crianças que, sem falar, nos ensinam as razões para viver. Elas não têm saberes a transmitir. “No entanto, elas sabem o essencial da vida.” Quem não muda sua maneira adulta de ver e sentir e não se torna como criança jamais será sábio.

Rubem Alves

6 comentários:

ney disse...

Belo texto do grande Rubem Alves. Abraço/ney.

Suziley disse...

Bom dia Heli:
Que maravilha ver o texto de Rubem Alves. Ele escreve tão lindo. Traz sempre esperança e colorido às nossas vidas. É preciso, de fato, educarmos o olhar para enxergarmos a vida com as nossas almas, o nosso sentir. Parabéns!! Adorei. Um bom dia, beijos ;)

heli disse...

Ney.
Um dos escritores que mais me identifico é o Rubem Alves.
Tenho vários livros que ele escreveu e sempre releio trechos dos seus escritos e a cada nova leitura, uma nova aprendizagem.
Abraço.
heli

heli disse...

Boa tarde Suziley.
Este texto de Rubem Alves, me transporta para a sala de aula.Sempre que posso procuro fazer com que meus alunos se encantem com as coisas que estão aprendendo.Criança tem uma curiosidade natural, é só apontar os caminhos que ela chega às descobertas que são para elas, significativas.
Atualmente é difícil educar, mas quando tentamos fazer o melhor que conseguimos, essa missão acontece naturalmente.
Tenha uma bela tarde, e espero que aí esteja um céu tão lindo como o que está aqui em Curitiba.
beijos,
heli

Sandra disse...

Um lindo poster amiga. Parabéns. Rubem Alves é o cara. Na educação ele escreve super e maravilhosamente bem. Grande Pedagogo. Já Ouvi palestra dele. Veio duas vezes para Jaraguá do Sul. Fantástico.
Com certeza a nossa distância é super pertinho até ai. Conheci a Ana do blog Pelos Caminhos de vida pessoalmente.Ela tbém é de Curitiba. Um dia solicitei o endereço dela e fiz uma surpresa, bem no seu aniver. Muito legal. Passamos a tarde juntas, claro em família, meus filhos e a filha dela. Levei bolos e presentes, foi muito dez. quase a matei do coração. Mas foi muito bom.
Quem sabe um dia a gente tbém se conhece pessoalmente.
Fazia uns 6 meses que nos conheciamos pelo blog,até que, liguei para ela e nos tornamos um pouquinho mais amiga.
Depois veio a amizade real, sem a telinha,muito bom. Outro momento de expectativa.
Acho que a confiança foi fundamental nesta hora.

Mas tudo bem.. Vim para agradecer a sua visita. Estou te seguindo, Um número bem especial este,225 é meu agora. Estou feliz. Vou linkar todos os seus blogs em minha lista. Achei super legal. Muito obrigada pela visita. Ofereço o selo eu te amo. Amigos virtuais se conquistam aos pouquinhos e se formam uma grande familia.
Tenho mais blogs.Convido a vir conhecer, se assim o desejar. E se gostar de selinhos, pode escolher e trazer para vc. será dado com muito carinho. Nossa..desculpe o jornal.
Carinhosamente,
Sandra

heli disse...

Sandra.
Adorei o seu jornal(rs).
Também conheci pessoalmente o Rubem Alves, só que foi em Joinvile.Ele é o cara!!!
Quanto a nos conhecermos pessoalmente, acho que isso pode ser uma experiência muito gratificante.Já conheci pessoalmente amigos virtuais e foram experiências muito especiais.
Vou visitar seus blogs e deixar meus comentários, estamos em férias e com isso há tempo para visitar os blogs dos amigos.
Vou lá buscar meu selinho e obrigada por ser mais uma das nossas seguidoras.
beijos
heli