12 maio 2009

PEDALANDO PELO TEMPO...






Clique sobre as imagens para ampliá-las.
Nas cintilações das águas do tempo, até onde eu sei essa viagem começou em Portugal, de onde vieram meus avós para Minas Gerais (Brasil); meus pais foram de Minas para São Paulo, ai estão em Santos-SP., recomeçando nova jornada; depois que nasceu o irmão paulistano, a família veio para o Rio, aqui eu nasci, meus filhos e netos, e vamos seguindo pedalando e andando...
O CICLISTA - O homem que pedala, que ped'alma, com o passado a tiracolo, ao ar vivaz abre as narinas: tem o por vir na pedaleira.
Redescubro, contigo, o pedalar eufórico pelo caminho que a seu tempo se desdobra, reolhando os beirais - eu que era um teórico do ar livre - e revendo o passarame à obra. Avivento, contigo, o coração, já lânguido das quatro soníferas redondas almofadas sobre as quais me etangui e bocejei, num trânsito de corpos em corrida, mas de almas paradas. Ó ágil e frágil bicicleta andarilha, ó tubular engonço, ó vaca e andorinha, ó menina travessa da escola fugida, ó possuída brincadeira, ó querida filha, dá-me as asas - trrim! trrim! - pra que eu possa traçar no quotidiano asfalto um oito exemplar ! Alexandre O'Neill.
********
A minha bicicleta só tem dois pedais, mas se monto nela não tem dois, tem mais ! A minha bicicleta tem um guiador quando monto nela......sou aviador! No jardim onde ando não vejo um canteiro...sou aviador, vejo o mundo inteiro. Voo mesmo a sério !...Por cima das árvores (não toco no chão!) voo mesmo a sério, vou de avião...A minha bicicleta também tem selim, mas eu nem me sento, gosto mais assim: Pedalo em pé, dá mais rapidez a minha bicicleta, é o que tu vês: É um avião, pois eu não te digo?! Da próxima vez...Da próxima vez... Levo-te comigo? (Fernando Miguel Bernardes)

4 comentários:

heli disse...

Que viagem maravilhosa através dos tempos.
Faz um bocado de tempo que não ando de bicicleta, acho que nem sei mais como se anda(pedala)rs, mas confesso que estou pensando seriamente em voltar a fazer isso.
Gostei dos textos "poetizando" a bicicleta.
Bjs
heli

ney disse...

Ah, pedalar é bom... mas cuidado se não está assim acostumada.

Ricardo disse...

Olá,
Parabéns pelo espaço!
Olá só: lancei um livro no ano passado, denominado "Pedalando pelo tempo - a história da bicicleta em Brusque".
Um grande abraço!
Ricardo (r.engel@terra.com.br)

ney disse...

Ricardo,
Desculpe pelo atraso em responder este seu comentário (por problemas de saúde estive sem acessar o blog). Obrigado pela presença amiga, vou visitar seu blog e retribuir a visita. Parabéns pelo lançamento do livro, muitas alegrias e realizações. E vamos pedalar por esse mundo, pela blogosfera, pela vida e pelo tempo. Abraço/ney.