03 maio 2009

CURITIBA - PARANAGUÁ

Mas falando desses belos passeios de trem não poderíamos deixar de citar a Estrada de Ferro Curitiba/Paranaguá... meu irmão mais velho, louco por fotografia, membro da Sociedade Fluminense de Fotografia, se pendurava do lado de fora do trem para fotografar todos os detalhes dessa bela viagem descendo a Serra do Mar. Temos aqui próximo do Rio também a de Lidici para Angra dos Reis, também descendo a Serra do Mar em direção ao litoral; a de São Paulo para Campinas, já comentada pela Dulce. Muitas, todas muito bonitas, infelizmente nossos governos resolveram privilegiar as rodovias.
No final desse vídeo Curitiba/Paranaguá é dito com muita propriedade: "Lazer, emoção, aventura e reflexão. É de dentro dessas máquinas que se revive a história, é através de suas janelas que se constata o poder do Criador; é pela estrada de ferro que o ser humano compreende a importância de preservar o meio".
http://www.youtube.com/watch?v=JUNH09pqUdg

2 comentários:

heli disse...

Ney.
Esta ferrovia eu conheço muito bem.Fiz vários passeios até Paranaguá nos meus tempos de juventude.É uma "viagem" inesquecível sempre tinha alguém se pendurando nas janelas para ver melhor a paisagem ou fotografar.
A paisagem fica cada vez mais bela durante a descida...
Beijos e obrigada pela deliciosa postagem.
heli

ney disse...

É mesmo um delicioso passeio pelas belezas da Criação, tudo está ali a nossa volta, é só olhar pela janela, abrir a alma, deixar fluir tanta energia e se renovar. ney/