30 maio 2007

Vamos mudar de casa???

Universo pode ter bilhões de planetas habitáveis

Cientistas que localizaram 28 novos planetas orbitando outras estrelas no último ano dizem que o nosso sistema solar está longe de ser único e que pode haver bilhões de planetas habitáveis. As descobertas mais recentes elevam o total de exoplanetas (planetas que estão fora do nosso sistema solar) a 236, disseram pesquisadores nesta segunda-feira em uma reunião da Sociedade Astronômica Americana, em Honolulu, Havaí.

"Estamos começando a ver que nossa casa não é uma raridade no universo", disse Geoffrey Marcy, professor de Astronomia na Universidade da Califórnia em Berkeley, que comandou a equipe.

"Somos facilmente capazes de detectar planetas gigantes, como Júpiter e Saturno, em torno de outras estrelas. A maioria orbita distante da estrela, como nossos próprios Júpiter e Saturno orbitam o sol", disse Marcy em entrevista por telefone.
"É uma estrutura comum entre sistemas planetários." Novas técnicas permitem detectar planetas que não sejam enormes, embora objetos do tamanho da Terra ainda não possam ser vistos, disseram os pesquisadores, que divulgaram detalhes das suas conclusões no site exoplanets.org.
Quatro dos sistemas também têm múltiplos planetas, a exemplo do Sol, que tem oito planetas (Plutão foi "rebaixado"), além de objetos menores em sua órbita. "Estamos descobrindo que a maioria das estrelas tem não um só planeta, mas que, quando encontramos um, existe um segundo, um terceiro ou um quarto", disse Marcy.
"O atributo que realmente mais nos empolgou é este novo planeta que achamos há três anos", disse Marcy. Esse planeta, que orbita a estrela Gliese 436 e é parecido com Netuno, intriga os cientistas porque parece estar coberto de água ¿ embora seja dura como pedra e quentíssima, devido a pressões intensas que criam um estado químico não visto na Terra.
Reuters

Nenhum comentário: