19 outubro 2010

ODE TRIUNFAL (clique aqui)


foto ney (clique para ampliá-la)

Fraternidade com todas as dinâmicas!
Promíscua fúria de ser parte-agente
Do rodar férreo e cosmopolita
Dos comboios estrénuos,
Da faina transportadora-de-cargas dos navios,
Do giro lúbrico e lento dos guindastes,
Do tumulto disciplinado das fábricas,
E do quase-silêncio ciciante e monótono das correias de transmissão!

Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r-r eterno!
Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria!
Em fúria fora e dentro de mim,
Por todos os meus nervos dissecados fora,
Por todas as papilas fora de tudo com que eu sinto!
Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos modernos,
De vos ouvir demasiadamente de perto,
E arde-me a cabeça de vos querer cantar com um excesso
De expressão de todas as minhas sensações,
Com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas!

A maravilhosa beleza das corrupções políticas,
Deliciosos escândalos financeiros e diplomáticos,
Agressões políticas nas ruas,
E de vez em quando o cometa dum regicídio
Que ilumina de Prodígio e Fanfarra os céus
Usuais e lúcidos da Civilização quotidiana!

Notícias desmentidas dos jornais,
Artigos políticos insinceramente sinceros,

Álvaro de Campos/Fernando Pessoa (veja na íntegra clicando no título acima).

2 comentários:

Suziley disse...

Chegando junto, parece até que Fernando Pessoa está vivendo o momento presente. Muito atual e perfeita para o hoje a sua bela poesia. Gostei. Obrigada pela partilha Ney. Grande abraço, boa noite :)

ney disse...

Suziley,
Bom dia! Também achei incrível, Fernando Pessoa será sempre esse gênio de todos os tempos, sentimentos, realidades, cotidianos. Abraço/ney.