26 maio 2010

PROGRAMA CAFÉ FILOSÓFICO - DIANA CORSO - FAMÍLIA: CORAÇÃO DE UM MUNDO SEM REFÚGIO

Íntegra: Família: coração de um mundo sem refúgio - Diana Corso
 
 
Tempo do vídeo: 100 minutos aprox.
A organização da família e a experiência da infância passam por transformações profundas nos dias atuais. Estruturas familiares inéditas emergem numa sociedade que hiperestimula a infância, celebra a autonomia e não admite a velhice. São tempos de mães libertas, pais fraternos e inseguros, filhos críticos. O que é, para onde vai, a família nuclear contemporânea, centro de um mundo tão descentrado como o nosso?

Palestra de Diana Corso no programa Café Filosófico CPFL gravada no dia 10 de junho, em São Paulo.

2 comentários:

Suziley disse...

Interessante...um bom dia a todos! :)

ney disse...

Bela postagem, desejando chegar junto. Interessente a palestra, os filmes referidos (todos do meu tempo), abordando a família no tempo de forma interessante e em diferentes visões e contextos. Tudo é aprendizado, devemos sempre buscar entender melhor, trocando, interagindo, deixando fluir idéias, evitando as verdades absolutas que possam nos impedir o crescimento.
Certamente não teremos todas as respostas, somos influenciados por todos a nossa volta, pelo pensamento universal, pelas circunstâncias e limitações, pelas mudanças sociais e econômicas.
E sabemos que nas relações humanas sempre existe o dominar, controlar, manipular, as falsas ideologias, tiranias de plantão, que ao invés do entendimento nos levam até as guerras.
Conscientes disso podemos ao menos dar o melhor de cada um, preservar a liberdade, o respeito, o livre debate de idéias, e construirmos juntos o melhor caminho, que sabemos ser o do amor. (ney)