31 agosto 2010

RUA PAISSANDU










.
.
.
.
.
.
.
.
.
A Rua Paissandu e imediações diz muito da história do Rio. Por lá passava a Pricesa Isabel em direção a sua residência (atual Palácio Guanabara/sede do governo do Estado); O Getulio Vargas em direção ao Palácio do Catete, JK etc., quando o Rio era a Capital do Brasil. A rua vai da Praia do Flamengo até o Palácio Guanabara, toda em palmeiras imperiais. Ainda existem residências antigas, mas os edifícios ocuparam o bairro, um deles nessa vila onde nasci e morei. Mas ainda estive lá antes que tudo se transformasse, meu irmão ainda tirou uma foto da vila e encontramos algumas pessoas da época. Na última casa da vila tinha uma serraria onde morava a Terezinha (o carro em frente). Com esta postagem, com o título Rua Paissandu, pode ser que alguém da época CHEGUE JUNTO em comentários (não tenho orkut). Ou em http://neyniteroi.blogspot.com/ Bons tempos... eu descia essa rua com meu pai e logo estávamos na Praia do Flamengo. E temos inúmeras fotos nas redondezas... Lgo. do Machado, Parque do Guinle, Pça. São Salvador etc.

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu tenho uma loucura pelo passado, gosto muito mesmo, gostaria de visitar, mas acho que não me daria bem vivendo em épocas onde a mulher não tinha muita voz. Das duas uma, ou seria uma louca desvairada ou seria uma louca incubada e reprimida e sinceramente preferiria a primeira a opção apesar de ter como preferencia mesmo viver em paz com a sociedade, hehe. Lindas as fotos.

Suziley disse...

Belas fotos, Ney. Também gosto da história. Dos lugares de outras épocas. Parabéns, bela postagem. Um bom dia, boa semana, grande abraço ;)

Sandra disse...

Olá Ney, muito interessante este seu texto nos contando sobre o passado deste bairro tão simpático onde você nasceu. O Rio é maravilhoso e é muito bom Niterói ser pertinho... Forte abraço. Sandra.

ney disse...

Obrigado por essas presenças amigas, pelos comentários. Pois é, para mim foi o início da caminhada, e meu pai gostava de tirar fotos com suas caixotes KAPSA e KODAK, fotos perfeitas até hoje. Depois na adolescência cheguei aqui em Niterói e fiquei definitivamente, tendo vivido 5 anos em São Paulo. E vamos seguindo e clicando as próximas fotos, agora no mundo digital. Abraços/ney.

Unknown disse...

Ney,
No momento estou pesquisando a história do Bairro de Laranjeiras para editar um livro. Ja publiquei um sobre o Cosme Velho com o título "Bairro das Águas Férreas", com sub título "No tempo em que Carioca era um rio, a Rainha bebia na fonte e o Cosme não era Velho"
Estou vendo suas fotos sobre a Rua Paissandu e embora ela formalmente seja do Flamengo tem muito interesse para mim. Como posso entrar em contato com você?
Abraço, José Pougy

ney disse...

Mandei uma resposta dizendo mais sobre o local e tempo.