31 agosto 2010

Qual foi a primeira foto tirada no mundo?







A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judéia. Foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar. Em 1835 Daguerre desenvolveu um processo usando prata numa placa de cobre denominado daguerreotipo. Apesar dos diversos pesquisadores que desenvolvem ao longo do século XIX a Fotografia, como indica o historiador Geoffrey Batchen em seu livro Burning with Desire, considera-se que a data de invenção da Fotografia é a data de apresentação do processo de Daguerre à Assembleia Nacional Francesa, em 7 de Janeiro de 1839.

Ao ver as fotos colocadas pelo Ney, aqui no blog, resolvi dar uma pesquisada na internet e encontrei algumas curiosidades sobre a primeira fotografia tirada no mundo.

7 comentários:

Suziley disse...

Muito interessante Heli. Fotografar é tudo de bom. E o Ney tira belas fotos. A arte da fotografia eterniza os momentos de nossas vidas. Gostei. Um bom dia, boa semana, beijos ;)

Anônimo disse...

Gosto de vir aki, aprendo muitas curiosidades interessantes ^^. Abraço!

ney disse...

Beleza heli, imagino a sensação do inventor em ver a primeira imagem captada. E assim se abriu caminho para o fantástico mundo das imagens (foto, cinema etc.), hoje com a tecnologia digital.
Vou aproveitar sua postagem e colocar o da primeira imagem colorida no próximo post. Já coloquei aqui no blog, mas vale repetir.
Obrigado pelos comentários sobre as minhas fotos. Abraços/

heli disse...

Suzilei.
É verdade, a foto eterniza momentos especiais em nossas vidas e ter o Ney por aqui, para nos presentear com suas fotos, é um grande privilégio.
Bom feriadão,
beijos

heli disse...

Alma inquieta.
Visitei o seu blog e gostei muito do seu texto sobre os seus amigos,
Tenha um excelente dia,
beijos

heli disse...

Gersika.
fico muito feliz ao saber que gosta de estar chegando junto nas nossas postagens,
Tenha um belo dia!
beijos

heli disse...

Ney.
Eu também fiquei imaginando a emoçao do fotógrafo ao ver a imagem captada.Atualmente, a fotografia faz parte do nosso cotidiano de forma muito intensa, Basta estar um grupo reunido par. uma festa, ou pequenos eventos que todos aproveitam para dar as suas clicadas.
Você aí, clicando elementos da natureza, outros clicando obras de arte, etc.
berijos e bom feriadão.