19 dezembro 2010

MAIS PRESÉPIOS...


E foram tantos os presépios que vi nessas exposições pela cidade (postagem anterior)... mas esse nos diz dos que nascem e moram nas favelas, nas comunidades mais pobres. E o samba que nasce dessa superação e criatividade, trazendo a alegria do carnaval para toda a cidade e o mundo.
Nasci num quarto de uma casa de cômodos de uma vila bem pobre (banheiro, cozinha e tanque de lavar roupas comuns aos moradores). Era a tradicional Rua Paissandu do bairro Flamengo do Rio de Janeiro, naquela época Capital do Brasil, mas habitado por diferentes classes. Em Nilópolis, então subúrbio do Rio, servido pela rede ferroviário Central do Brasil, moramos numa casa ainda mais simples. Mas todos esses natais que passamos em família foram felizes e inesquecíveis, e eu era uma criança.
Os pais se foram, vieram os filhos e netos, e esses dias de Natal sempre nos tornam mais sensiveis revivendo todos esses momentos.

4 comentários:

heli disse...

Ney.

Como é gostoso relembrar dos Natais da nossa infância.Lembro-me do dia em que descobri que o Papai Noel não existia.Fiquei muito triste e zangada com meus pais pela "mentira" que me haviam ensinado.Depois, tudo passou e ficaram as lembranças de um tempo tão bonito

Quando a gente cresce, fica dentro de nós a esperança de um mundo mais fraterno e é isso que nos conduz ao amor sincero entre as pessoas que buscam um mundo melhor.
beijos

ney disse...

heli,
É isso mesmo, a figura do Papai Noel enriquece a fantasia. Mas eu sempre desconfiei que eram meus pais, e o meu irmão mais velho sempre antecipava as novidades (rs). Mas gostei de saber que eram eles.
Dos presépios eu sempre gostei, porque também nos dizem de paz, família etc., e armava aqueles que vinham em revistas (cartolina, papelão); e inventava outros, e os filhos e netos sempre gostaram. Quanto ao Papai Noel deixei que descobrissem por conta própria.
São tantas histórias... abraço/ney.

Suziley disse...

Que linda postagem, Ney. Obrigada pela partilha. Um feliz e abençoado Natal para você! Grande abraço, chegando junto :)

ney disse...

Suziley,
Obrigado por esse chegar junto. FELIZ NATAL! Abraço/ney