19 setembro 2010

CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO










fotos, photoshop (quadro) ney - (clique para ampliá-las).
E foram as cidades e suas populações crescendo de forma desordenada nas últimas décadas. E com elas as desigualdades sociais, a falta de habitações, gerando as favelas (verticais, horizontais), as periferias, imensos conjuntos habitacionais de edifícios etc., hoje chamados BOLSÕES DE MISÉRIA.
E são tantas explicações para suas origens, projetos, estudos, pesquisas, usos políticos, mas nada se resolve e elas continuam crescendo. E fica mesmo difícil de entender e avaliar, porque até mesmo cidades novas e planejadas como Brasília, estão cercadas desses inúmeros bolsões.
As favelas foram outrora cantadas em músicas e poesias com magia e fantasia, eram os "céus no chão vistos lá do alto... um mar que se alastrou... a lua que furava o teto de zinco salpicando de estrelas o chão de terra"... e era mesmo tanta alegria, sonho, esperança, criatividade e empolgação, que fizeram do nosso carnaval o maior espetáculo da Terra. E na verdade, no correr do tempo, só mudaram de barracos de madeira para os atuais de alvenaria.
E assim fomos chegando juntos e separados nas grandes cidades, do interior e do litoral. Por isso resolvi retratá-las nas diversas formas (foto, quadro, photoshop), porque é enorme essa nossa diversidade. Aqui foquei Jurujuba, um cantinho de Niterói de muita beleza e tranquilidade, colônia de pescadores, restaurantes, clubes náuticos, fortes históricos, famosa pela festa de São Pedro e demais pontos turísticos. E vamos sonhando, acreditando, trabalhando e buscando os nossos melhores caminhos verde e amarelo. (ney)

3 comentários:

Suziley disse...

Linda postagem Ney. Vamos em frente, sim, sonhando, acreditando, trabalhando, realizando, pois, com certeza, dias melhores para todos os filhos do Brasil, virão!! Se há bolsões de miséria é porque o egoísmo ainda impera. Mas, vamos fazendo a parte que nos cabe a cada um de nós. Com fé, coragem, amor e ação!! Um grande abraço, adorei sua postagem! Um bom dia, boa semana :)

heli disse...

Ney.

Se nós sonhamos com um mundo melhor, vamos juntos imaginar o tamanho dos sonhos daqueles que fazem parte desses bolsões.
Como estamos em plena fase de campanhas políticas, cada candidato afirma que pode mudar esse quadro de miséria dando soluções fantásticas para os problemas das populações que fazem parte desses bolsões...
Pois é, temos que acreditar num mundo melhor, viver de modo digno e fazer a nossa parte.
A realidade é cruel, e o que vemos à nossa frente não é nada promissor.
Gostei muito da tua postagem.
beijos

ney disse...

Obrigado, Suziley e heli, por esses comentários, por essas trocas, amizades, aprendizados. Abraços/ney.