06 dezembro 2006

Para os cinéfilos de plantão!!!hehehehe


O elenco está meio deslocado, mas o filme é bom

Depois de ‘Entreatos’, chega às telas ‘Atos’. Ou, se preferir, Lula II. É a segunda parte do documentário da primeira campanha. Quem vê fica com a impressão de que o elenco foi mal escalado. A realidade, já farta de superar a ficção, agora dedica-se a subverter documentários. Fora do set de campanha, protagonistas como Dirceu e Palocci viraram coadjuvantes. E figurantes como Lulinha e Freud Godoy exibiram talentos à época insuspeitados. Vai abaixo uma seqüência de notas da coluna de Mônica Bergamo (assinantes da Folha):

Palavras, palavrinhas e palavrões: "Atos - A Campanha Pública de Lula", do cineasta João Moreira Salles, que está sendo lançado, é uma continuidade de "Entreatos", o filme de Salles com os bastidores da campanha de Lula em 2002. Nele, o cineasta mostra novas cenas de seu arquivo. Personagens até então importantes como José Dirceu, Antonio Palocci e Aloizio Mercadante aparecem ao lado de Fábio Luís, o Lulinha, filho de Lula, e do assessor Freud Godoy, desconhecidos naquele ano, mas hoje verdadeiras "celebridades". O comportamento de Lula com a imprensa ganha um sabor especial se visto hoje, passados quatro anos de seu governo. Abaixo, trechos do filme:
1. Véspera do primeiro turno de 2002. O secretário particular, Gilberto Carvalho, quer saber se Lula falará com a imprensa. "Não", decreta Lula. "Se tiver segundo turno, é até importante, mas se resolver [no primeiro] não é importante." Lula explica: "Se não der no primeiro turno, na segunda eu tenho que fazer uma coletiva animando o pessoal. E se ganhar... E agora, Lula?".

2. Lula conversa com Carvalho: "Nada me abala. Nada. Não sou um cara vulnerável a notícia de jornal. Aliás, se você soubesse o bem que é ficar 20 dias sem ler jornal para o leitor! Não abro um jornal! E não desaprendo nada. (...) Por que você acha que eu sou esse cara equilibrado que eu sou? Porque eu não fico subordinado às oscilações das notícias, Gilberto!". Lula continua: "Ninguém tem que ligar para a minha casa para dizer: "Vai sair tal coisa na "Folha de S.Paulo" amanhã". Foda-se! Deixa sair".
3. No barbeiro, com espuma no rosto, Lula pergunta ao cineasta João Moreira Salles: "Você viu a manchete da Folha? "Lula se compara a Cristo". Fantástico, né?". Salles pergunta se ele vai se pronunciar. "Eu não me dou ao trabalho. Essa cretinice, eu não...".
4. Numa reunião com empresários, o então candidato Lula pede a Roberto Setubal, do Itaú: "Roberto, você pode ficar de pé para a minha mulher saber quem é o presidente do banco dela?".

5. Lula, já eleito presidente, conversa com Dirceu, Palocci, Carvalho e Mercadante na suíte de um hotel em SP. "O Garotinho vai ter que ter um ministério." "Quem?". Lula reforça: "O Garotinho". A conversa continua. José Dirceu: "Sabe que o Roberto Marinho me ligou dizendo o seguinte: a única coisa que eles querem pedir para nós é que toda... (Lula interrompe com um comentário). E Mercadante: "Toda relação eles querem que seja...". Percebendo a presença da câmera, Palocci pede que alguém feche a porta. Dirceu também: "Fecha essa porta para nós, só para a gente...", diz. E a porta se fecha.

6. O presidente americano George W. Bush telefona para cumprimentá-lo pela eleição. Após desligar a chamada, Lula brinca: "Eu vou arrumar uma guerra no Paraguai para ficar igual ao Bush".

7. Marisa diz: "O pessoal começou a gritar no palanque: "primeira-dama, primeira-dama". Aí eu falei: "Eu não sou a primeira. Eu sou a única'".

Nenhum comentário: