11 novembro 2006

Juca Kfouri

Filme impecável
Vencedor pelo júri popular do recém-encerrado Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, entrará em cartaz no próximo dia 2 de novembro, feriado, em circuito nacional, o filme "O ano em que meus pais saíram de férias", de Cao Hambuger, diretor do festejado "Castelo Rá-Tim-Bum".
Conta a história de um menino de 12 anos, louco por futebol, filho de pai judeu e mãe católica, ambos militantes contra a ditadura militar brasileira, nas vésperas e durante a Copa de 1970, a do tri.
Raras vezes o cinema brasileiro produziu obra tão sensível, delicada, solidária e politicamente irrepreensível para a compreensão daquele período de chumbo e sobre a importância do futebol para nós.
Os pais, que viviam no interior de Minas, têm de fugir da polícia e deixam o menino na porta do edifício onde mora o avô paterno que, no entanto, acaba por não poder recebê-lo. Ele, então, é adotado pelos judeus e italianos do bairro do Bom Retiro, em São Paulo.
Com graça e drama, a história se desenrola tendo a Copa como pano de fundo e mostra uma esquerda que se confundia entre torcer pelo "socialismo" (na comemoração do gol da Tchecoslováquia contra o Brasil, por exemplo) ou pela seleção brasileira. Que prevalece.
Obra prima!

blogdojuca@uol.com.br

Nenhum comentário: