22 julho 2011

O cântico da terra

Para desejar um bom final de semana a todos, deixo aqui um poema de Cora Coralina

O cântico da terra

Eu sou a terra, eu sou a vida.
Do meu barro primeiro veio o homem.
De mim veio a mulher e veio o amor.
Veio a árvore, veio a fonte.
Vem o fruto e vem a flor.

Eu sou a fonte original de toda vida.
Sou o chão que se prende à tua casa.
Sou a telha da coberta de teu lar.
A mina constante de teu poço.
Sou a espiga generosa de teu gado
e certeza tranqüila ao teu esforço.

Sou a razão de tua vida.
De mim vieste pela mão do Criador,
e a mim tu voltarás no fim da lida.
Só em mim acharás descanso e Paz.

Eu sou a grande Mãe Universal.
Tua filha, tua noiva e desposada.
A mulher e o ventre que fecundas.
Sou a gleba, a gestação, eu sou o amor.

A ti, ó lavrador, tudo quanto é meu.
Teu arado, tua foice, teu machado.
O berço pequenino de teu filho.
O algodão de tua veste
e o pão de tua casa.

E um dia bem distante
a mim tu voltarás.
E no canteiro materno de meu seio
tranqüilo dormirás.

Plantemos a roça.
Lavremos a gleba.
Cuidemos do ninho,
do gado e da tulha.
Fartura teremos
e donos de sítio
felizes seremos.

Cora Coralina

8 comentários:

Vera Lúcia disse...

Parabéns, Heli, pela linda postagem. Cuidemos para preservar esta "mãe terra", berço de todas as gerações.

jeffreitas disse...

Ola amiga
Para voce um singelo presente, pegue aqui...
http://jef-freitas.blogspot.com/2011/06/presente.html

Eva disse...

Eu adoro a simplicidade de Cora Coralina e a verdade e exatidão das suas palavras, prá mim ela "fala" como criança com uma sinceridade ímpar ao mesmo tempo com uma grande sabedoria, cada vez que a leio, enxergo o seu rosto como se falasse direto olhando nos meus olhos, como cabe aos limpos de alma e se ela "falou" pra cuidar da terra é porque tem que ser. bjos querida, um ótimo final de semana.

heli disse...

Vera.
Que bom que você gostou da minha postagem.Adorei a simplicidade e a beleza expressas nas palavras da Cora Coralina.
beijos

heli disse...

Jef

Já fui lá buscar o meu presente.Ele está aí no ladinho direito do blog.
beijos

heli disse...

Eva.

Também adoro a simplicidade da Cora Coralina.Ela diz verdades tão importantes em palavras doces e suaves.
Beijos

Unknown disse...

Adorei o blog!!!
claroo que vou seguir, retribui ? :D

Beijooos,
www.pathyoliver.blogspot.com
www.momentosdapathy.blogspot.com

heli disse...

Patrícia.
Adorei ter você por aqui.
Já fui visitar seu blog e tornei-me sua seguidora.
Bom fim de semana
beijos