05 junho 2011

Belíssimo poema do portugues José-Augusto de Carvalho

Dórdio Gomes (pintor alentejano)


Belíssimo poema do portugues José-Augusto de Carvalho

O meu credo

Creio em mim, peregrino na Vida,

nesta espera de um céu, mas na terra,

e na força do grão que germina

concebendo o milagre do pão

que ceifei, debulhei e moí

e depois amassei com as lágrimas

em que afogo a revolta do servo.

Cada dia que nasce cá vou

eu descendo aos infernos

onde os servos extraem o pão

que empaturra os senhores.

Creio ainda no sol do amanhã,

na certeza de mim,

no homem livre,

na justiça dos homens,

no clamor da Verdade

sobre a Terra.

Assim seja!

*

José-Augusto de Carvalho

2 de Junho de 2011.

Viana * Évora * Portugal


2 comentários:

José-Augusto de Carvalho disse...

Boa noite, prezados Amigos!
A mimha gratidão por publicarem o meu poema.
Agradeço o afavor de corrigirem o ano, que é 2011 e não 2001.
Estarei disponível para enviar directamente outros poemas meus.
Até sempre!
Cordialmente,
José-Augusto de Carvalho

heli disse...

José Augusto.
É um prazer enorme poder contar com a sua presença em nosso blog.
Achei belíssimo o seu poema e com certeza, seus poemas serão bem vindos.
Obrigada por nos informar sobre o erro cometido sobre a data em que ele foi escrito
Forte e carinhoso abraço