10 abril 2011

POESIA

VOCAÇÃO PARA A FELICIDADE. Não escreverei versos chorosos, cantando tristezas infinitas, amores impossíveis, saudades dolorosas, paixões trágicas e não correspondidas. Tenho a vocação para a felicidade. Ser feliz não me traz sentimento de culpa. Não preciso da tristeza para justificar a inutilidade da vida. Não preciso morrer e ir ao céu para encontrar a felicidade. Quero-a e tenho-a neste espaço terreno do aqui e do agora. A felicidade, tal e qual o amor, está dentro de mim. E transborda em ternuras, em melodias, em carinhos, em alegrias, em cantos e encantos. Sou feliz e não preciso me justificar. Sorrio sem ver passarinho verde. Não tenho medo de ser feliz. Faço minha estrela brilhar. Sem receio dos encontros, desencontros, encantos e desencantos que o amor me diz. Contrariedades? Eu as tenho. E quem não as tem na vida secular? Escassez de dinheiro? Nem é bom falar Amores não correspondidos? Separações? Rejeições? Saudades incuráveis? Carinhos reprimidos, ternuras guardadas, sem a contra parte do outro? Eu tenho aos montões. Sou a rainha das perdas, necessárias ao meu crescimento. Contudo quem não soube a sombra não sabe a luz. E num livro de matemática existencial juntei todos esses problemas insolúveis, com as respostas nas últimas páginas. Mas pra que me debruçar sobre eles, procurando a solução se a própria vida me conduz a resposta final? Sem medo de ser feliz vou por aqui e por ali por onde os caminhos, as trilhas, os atalhos me levarem, traçando meu rumo. Às vezes com alguma tristeza, mas quem disse que felicidade é o contrário de tristeza? Tristeza é só uma momentânea falta de alegria! É, amigo, amanhã é sempre um novo dia. E quando a infelicidade passar por aqui, minhas malas estarão prontas para eu ir por ali. Carlos Drummond de Andrade.

3 comentários:

heli disse...

Ney.
Ser feliz em todos os momentos, mas isso é difícil, pois somos frágeis e s problemas, muitas vezes nos levam a sentir uma profunda tristeza.O jeito é tantar enfrentar a vida com a alma aquecida pelo amor do nosso amado deus e, nas palavras do poeta, seguir adiante com o que de melhor temos ao redor.

"Sem medo de ser feliz vou por aqui e por ali por onde os caminhos, as trilhas, os atalhos me levarem, traçando meu rumo".

Hoje amanheci sentindo uma tristeza enorme em meu peito, mas sua postagem me fez pensar de modo positivo e tentar ver a vida pelo lado bom que ela possui...
Boa semana.
beijos

Vera Lúcia disse...

Oi, Ney, lindas palavras de Drumond.
A vida relamente merece ser seguida, sem medo de ser feliz, apesar das tristezas, das decepções, das ternuras reprimidas, das rejeições, das emoções contidas...Vamos em frente.Amanhã é um novo dia e é sempre necessário recomeçar com nova força, nova coragem e novas perspectivas. Abraços! Uma semana com muita luz para todos!

ney disse...

Grande Drummond... é mesmo um belo texto, que nos diz desses caminhos da felicidade. Vamos tentar chegar junto. Abraços/ney.