12 setembro 2011

Chegando junto no Enem 2010

Oito em cada dez escolas públicas ficaram abaixo da média nacional do Exame Nacional do Ensino Médio 2010. Na lista das 50 instituições mais bem colocadas, apenas sete são públicas. A melhor média foi do Colégio São Bento, instituição privada do Rio de Janeiro. Entre as 50 instituições com a melhor pontuação, 23 são do Rio. Em seguida, aparecem Minas Gerais, com 12, e São Paulo, com cinco escolas.
http://sn113w.snt113.mail.live.com/default.aspx#!/mail/InboxLight.aspx?n=158118737!fid=1&fav=1&n=527529321&mid=d845a20a-dd5d-11e0-a342-00237de33370&fv=1

A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman, anunciou nesta quinta-feira (18/08), em São Paulo, que o ranking do Enem 2010 não será divulgado. Segundo Malvina, o motivo da não divulgação é evitar que as escolas, principalmente instituições privadas, utilizem as notas para fazer propaganda. Com a decisão do MEC, o Brasil vai contra a maioria dos países que utilizam as notas para mostrar a qualidade do ensino público. Lembrando que a educação brasileira está em péssima posição no ranking do Pisa - Programa para Avaliação Internacional de Estudantes.
Muitos acreditam que a decisão do Ministério da Educação em não publicar o ranking é um erro. Uma forma de esconder a desigualdade existente entre escolas públicas e privadas do país. Em 2009, das 20 melhores escolas brasileiras, apenas duas eram públicas.
Para a Comunidade de Olho na Escola Pública- COEP, A demora na divulgação das notas do ENEM 2010 atende aos interesses dos maus corporativistas, aqueles que não aceitam nenhum tipo de avaliação sobre os seus péssimos serviços prestados nas escolas brasileiras.
Além disso, os membros da COEP criticam a posição do Ministério da Educação (MEC) de apagar os rankings antigos, impedindo que a sociedade brasileira verifique se as escolas evoluíram ou não. Para eles essa sonegação de informação é tão ou mais grave do que simplesmente divulgar as notas das escolas como sendo a média das notas dos alunos que efetivamente fizeram a prova do ENEM http://www.portaluniversidade.com.br/noticias-ler/mec-decide-nao-divulgar-ranking-do-enem-2010-/3088

4 comentários:

Suziley disse...

Eis, aí, a realidade crua e nua da educação no nosso país. Uma ótima semana para vc Ney, grande abraço :)

ney disse...

Suziley,
Obrigado pela presença amiga chegando junto. Abraço/ney.

Vera Lúcia disse...

Ney, apesar de alguns avanços, a realidade da escola pública brasileira é crítica.Também, cadê os investimentos? A educação é sempre relegada ao último plano. Até quando presenciaremos este quadro de braços cruzados? Abraços, meu amigo!

ney disse...

É verdade, Vera Lúcia, ainda estamos distantes de uma boa educação. No meu tempo as escolas públicas estavam entre as primeiras. Abraço/ney.