25 abril 2010

AS CHUVAS


Uma das fotos que tirei no Morro do Bumba.
Semana passada fui fazer vistoria anual do veículo (Detran), bem próximo do Morro do Bumba, então fui até lá a pé. Conheço bem a região, morei em dois pontos muito próximos, junto aos morros do Cubango/Viçoso Jardim. Andava por tudo ali, éramos donos das ruas, caminhos, morros, não havia violência, atravessávamos de bicicleta de um bairro para outro por cima dos morros, soltávamos pipa (cafifa, peão, morcego, arraia, estilão). Os morros do Cubango sempre foram de barro, poucas ruas asfaltadas, vivíamos com os sapatos cheios de lama. Por isso ganhei um apelido no trabalho, carioca é gozador e não perdoa, também sou carioca da gema, mas já morava em Niterói. Em Nilópolis morei em lugares ainda mais pobres e sem urbanização.
Na verdade tudo aqui em Niterói despencou, alagou, enlameou - no Rio, em todo o Estado, bairros pobres ou ricos, foi mesmo um quase dilúvio, acho que essas chuvas foram as piores que vi, e ainda com maré alta e ressaca, que dificultou a vazão das águas para o mar. O colégio dos netos tem uma grande área interditada pela Defesa Civil, clubes, minha rua virou um rio. Muitos locais não vão resistir a novas chuvas, foi mesmo uma tragédia, que alerta para outras. Muitas coisas para fazer, e respeitar a natureza. Aliás, as tragédias andam acontecendo pelo mundo todo. .

3 comentários:

Wanderley Elian Lima disse...

OLá Ney
Acompanhei a tragédia pelos noticiários e fiquei pasmo. Todo anos é a mesma coisa, a morte anunciada, e as autoridades não tomam providência nenhuma. A população também não ajuda pois não tem educação ambiental. Até quando isso vai continuar?
Grande abraço

heli disse...

Ney.
Acompanhando pele televisão, deu para ter idéia da tragédia que assolou o Rio de Janeiro.
Esta foto que você nos enviou está mostrando o quando foi arrasador o que aconteceu por aí.
Aqui em Curitiba também tivemos fortes chuvas, com grandes estragos.
É lamentável tudo isso que está acontecendo em nosso planeta!!
beijos

ney disse...

Wanderley e heli,
Acho que agora não teremos mais temperaturas tão altas, quando acontecem essas chuvas. Vamos torcer! Abraços/ney.