27 abril 2008

RAÍZES E ASAS

RAÍZES E ASAS - de Bhagwan Shree Rajneesh
Editora Cultrix

Bhagwan nos diz que as asas não podem se desenvolver sem as raízes, assim como uma árvore não pode florescer sem a semente e sem as raízes. O crescimento é contínuo. Você não pode passar por cima das dores do parto, do sofrimento, do esforço, do impulso para ir adiante, e começar com a flor, a meditação, o êxtase. É exatamente isso que tentamos fazer: ignorar nossas próprias doenças e fingir termos saúde.
Bhagwan é a favor de ambos: "isto", as raízes, e "aquilo", as asas. Ele diz que não há escolha a ser feita. Se você aceita as raízes, explore-as profunda e conscientemente, isto é, esteja onde você está, pois esse é o alimento que as raízes necessitam para desabrocharem em asas.
Em Raízes e Asas, Bhagwan não está explicando histórias zen, pois se estivesse, estaria apenas perpetuando todo o jogo do materialismo espiritual.
O que ele está fazendo é levar-nos mais a fundo no mistério dessas histórias. Ele diz que a vida não é um problema a ser resolvido, mas um mistério a ser vivido. Muitas vezes, na atividade de buscar, descobrir, nós nos fechamos para aquilo que buscamos, pela própria tensão que a busca causa.

Nenhum comentário: