


.
.
.
.
.
.
.
.
.
A Rua Paissandu e imediações diz muito da história do Rio. Por lá passava a Pricesa Isabel em direção a sua residência (atual Palácio Guanabara/sede do governo do Estado); O Getulio Vargas em direção ao Palácio do Catete, JK etc., quando o Rio era a Capital do Brasil. A rua vai da Praia do Flamengo até o Palácio Guanabara, toda em palmeiras imperiais. Ainda existem residências antigas, mas os edifícios ocuparam o bairro, um deles nessa vila onde nasci e morei. Mas ainda estive lá antes que tudo se transformasse, meu irmão ainda tirou uma foto da vila e encontramos algumas pessoas da época. Na última casa da vila tinha uma serraria onde morava a Terezinha (o carro em frente). Com esta postagem, com o título Rua Paissandu, pode ser que alguém da época CHEGUE JUNTO em comentários (não tenho orkut). Ou em http://neyniteroi.blogspot.com/ Bons tempos... eu descia essa rua com meu pai e logo estávamos na Praia do Flamengo. E temos inúmeras fotos nas redondezas... Lgo. do Machado, Parque do Guinle, Pça. São Salvador etc.
Eu tenho uma loucura pelo passado, gosto muito mesmo, gostaria de visitar, mas acho que não me daria bem vivendo em épocas onde a mulher não tinha muita voz. Das duas uma, ou seria uma louca desvairada ou seria uma louca incubada e reprimida e sinceramente preferiria a primeira a opção apesar de ter como preferencia mesmo viver em paz com a sociedade, hehe. Lindas as fotos.
ResponderExcluirBelas fotos, Ney. Também gosto da história. Dos lugares de outras épocas. Parabéns, bela postagem. Um bom dia, boa semana, grande abraço ;)
ResponderExcluirOlá Ney, muito interessante este seu texto nos contando sobre o passado deste bairro tão simpático onde você nasceu. O Rio é maravilhoso e é muito bom Niterói ser pertinho... Forte abraço. Sandra.
ResponderExcluirObrigado por essas presenças amigas, pelos comentários. Pois é, para mim foi o início da caminhada, e meu pai gostava de tirar fotos com suas caixotes KAPSA e KODAK, fotos perfeitas até hoje. Depois na adolescência cheguei aqui em Niterói e fiquei definitivamente, tendo vivido 5 anos em São Paulo. E vamos seguindo e clicando as próximas fotos, agora no mundo digital. Abraços/ney.
ResponderExcluirNey,
ResponderExcluirNo momento estou pesquisando a história do Bairro de Laranjeiras para editar um livro. Ja publiquei um sobre o Cosme Velho com o título "Bairro das Águas Férreas", com sub título "No tempo em que Carioca era um rio, a Rainha bebia na fonte e o Cosme não era Velho"
Estou vendo suas fotos sobre a Rua Paissandu e embora ela formalmente seja do Flamengo tem muito interesse para mim. Como posso entrar em contato com você?
Abraço, José Pougy
Mandei uma resposta dizendo mais sobre o local e tempo.
ResponderExcluir